Mobilidade urbana sustentável com Sistema BRT e Veículos Híbridos Elétricos (VHE).
- Antonio Sampaio
- 8 de set. de 2016
- 2 min de leitura

O Sistema de Transporte Coletivo Rápido por Ônibus (do termo em inglês Bus Rapid Transit - BRT) propõem priorizar o transporte público coletivo por meio de ônibus em vias segregadas (ou faixas exclusivas) o que resulta em qualidade aos usuários com viagens mais rápidas, seguras e confortáveis. Nos últimos anos, diversos Sistemas BRT foram implantados pelo mundo, tal aumento, na grande maioria, está relacionado, principalmente, às seguintes vantagens: o curto prazo para serem implantados (executados) e o baixo custo do projeto/operação quando comparado a outros sistemas de transporte em massa de passageiros e a demanda por transportes nas localidades; como também a redução dos índices de congestionamento, poluição e quantidade de veículos nas vias de circulação. Tão importante como a movimentação de pessoas, é a forma como executar tal ação porque além de qualidade, acessibilidade, rapidez, entre outros fatores, é necessário considerar o impacto ambiental tanto ao implantar, quanto operar o sistema de transporte. Cada vez mais são criadas políticas em prol de tecnologias limpas para reduzir a poluição, o consumo de energia, a contaminação do planeta e o impacto ambiental; os meios de transporte motorizados a combustão, inclusive àqueles que são movidos a combustível fóssil, são responsáveis por elevadas emissões de gases poluentes ao meio ambiente, a exemplo o CO². Portanto, é de suma importância as cidades se engajarem na transformação urbana para ofertar medidas sustentáveis aos meios de transporte.

Os Veículos Híbridos Elétricos (VHE) se movimentam com o auxilio de ultra-capacitores,
equipamentos capazes de receber e armazenar energia que, geralmente, são recarregados por hastes aéreas (ou subterrâneas) localizadas no trajeto ou plataformas de embarque e desembarque do sistema; caso termine a carga elétrica do veículo, há a possibilidade de acionar um motor auxiliar movido a diesel.
O planejamento urbano e de transporte contribui para atender melhor as políticas de uso e ocupação do solo, adequando as vias aos diferentes tipos de veículos, inclusive o coletivo para reduzir, ou até mesmo impedir a disputa por espaço. Assim, se desenvolve novas tecnologias para sistemas de transporte público coletivo que estejam alinhados com os princípios da mobilidade urbana sustentável para melhorar a qualidade de vida da população, reduzir a emissão de gases poluentes, ofertar melhor eficiência energética e redução de custos de operação.
Para mais informações LEIA o artigo publicado por Antonio Sampaio e Luciano Mazza:
- XVIII CLATPU - Congreso Latinoamericano de Transporte Público y Urbano Veículos Híbridos Elétricos (VHE): proposta sustentável para operações em Sistemas de Transporte Coletivo Rápido por Ônibus (BRT).
clatpu-VHT-paper-2014-1 https://drive.google.com/open?id=0Bw9aPi6mVH6Ybl9kMnNaVUtQaG8 clatpu-VHT-presentation-2014-1 https://drive.google.com/open?id=0Bw9aPi6mVH6YcDJmMlNsSEViWWs
Comments