top of page
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Desperte o líder que há em você, compartilhe conhecimento e seja referência.

  • Antonio Sampaio
  • 2 de abr. de 2017
  • 6 min de leitura

O que aprendi quando percebi que era uma referência e como isso me motivou a impactar mais pessoas.

Em outubro de 2016 tive a oportunidade de compartilhar experiência com alunos e professores ao ministrar a palestra “Caminhos para uma carreira de sucesso: planejamento, persistência e oportunidades”, no Encontro de Ciência e Tecnologia da Fatec Zona Leste, localizada na Cidade de São Paulo/SP.

Confesso que até o dia da minha exposição estava surpreso pela repercussão que a palestra vinha gerando. Ao chegar no encontro já havia pessoas no auditório, os organizadores me aguardavam ansiosos, minhas palavras eram esperadas por muitos. Logo percebi que todo esforço em elaborá-la havia compensado.

Esta palestra foi diferente das outras que tinha o hábito de ministrar, em vez de relatar conceitos, mostrar resultados, ilustrar com estudos e cases, entre outras ações típicas de palestras nas áreas que atuo, sugestivamente realizei um storytelling àquele público, ou seja, narrei histórias da minha vida para servir de referência.

Você deve ter percebido o quão importante era minha missão, não poderia deixar de atender a expectativa do público que, ansiosamente, me aguardava. Talvez pelo título que, por sinal, é muito instigante, junto ao meu currículo ou por conta de indicações de docentes que me conheciam.

_______________

Tal evento fez me recordar duas atividades que ministrei à jovens (grande sucesso que impactou mais de 100 pessoas), como:

  • Multiplicação do LABX Sorocaba 2015.1 - Programa de formação de lideranças da Fundação Estudar (saiba mais); e

  • Palestra na Cidade de Itu/SP - “A importância da Logística ao Brasil no mundo contemporâneo”.

_______________

Iniciei a palestra simplesmente com um questionamento ao público: o que é sucesso?

Considero importante a gente se questionar sobre o que é sucesso. O dicionário Aurélio define sucesso com poucas palavras: êxito, bom resultado. Por outro lado, é comum na sociedade em que vivemos “ampliarem” este conceito adicionando parâmetros como elevação de recursos financeiros, viagens feitas, destaque e assim por diante.

Pois bem, prefiro adotar as palavras do ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln: “o êxito na vida não se mede pelo que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou pelo caminho”. Resumindo, como o sucesso não é mensurável e as pessoas seguem escolhas de maneiras distintas, não seria possível falar ao próximo o que seria sucesso sem saber o que ele superou na vida – cada um sabe da própria vitória e o quão significante foi para realizar.

Devemos vibrar pelas conquistas, às vezes mesmo sendo singelas não deixam de ser conquistas, superações, realizações importantes que somadas às outras se torna algo grandioso. Um projeto se conclui quando todas as etapas do processo são realizadas, percebe-se como há repartições? A vida é assim. Tem momentos que um pequeno acontecimento irá resultar num grande feito.

-

Destaquei 7 dicas para conduzir a palestra, as quais foram:

  1. identifique sua fase;

  2. escolha seu caminho;

  3. supere desafios;

  4. reforce seus contatos;

  5. aprenda ensinando;

  6. seja referência; e

  7. continue sonhando.

Essas dicas foram fundamentais para eu alcançar sonhos e conquistar espaço. Cada dica resultaria em material mais que suficiente para escrever um livro de quão importante e significante que foi na minha vida, ou melhor, está sendo porque nossa “trajetória aos acontecimentos” na vida avança a cada dia com momentos bons e ruins.

Aí você me pergunta: por que 7 dicas e não outro número qualquer? Pois bem, acredito não haver exatidão de dicas (ou etapas, passos etc) para alcançar o sucesso porque a partir dessas indicações qualquer um pode moldar da melhor forma que convém na vida. O mais importante é focar e tentar avançar, superar os desafios, não se prender a padrões, compartilhar e aprender com as pessoas.

Não espero que você deixe de ler livros, artigos ou acompanhar outros canais que apresentam títulos tipo “x super passos para alcançar o sucesso” ou algo similar. Infelizmente, em muitas fontes, vejo reproduções de materiais - dicas, dicas e dicas. O ser humano não é uma linha de produção que pode ser moldado facilmente a partir de “passos” ou certas características como se fosse confeccionar um produto.

Tenho grande admiração por cinema, assisto considerável número de filmes e gosto mais daqueles baseados em fatos reais, na grande maioria os Dramas porque demonstram a efetividade das ações e torna plausível certos caminhos para seguir - buscar referências que tenham afinidade com sua realidade é extremamente importante.

Tipicamente, além dos fatos marcantes, esse gênero nos ensina muito, tanto que me identifiquei com vários personagens de diferentes filmes e ocasiões por ilustrados momentos marcantes que aconteceram. É isso mesmo, viver é um filme - fica minha seleção:

Se preferir começar lendo, recomendo “Você é do tamanho dos seus sonhos" (César Souza), esse livro mudou a minha forma de ver o mundo e motivou a alcançar minhas metas.

Não podemos deixar de “acreditar em nós mesmos”, somos reflexo dos nossos atos, ambiente e pessoas que passam na vida. Se seu caminho não está proporcionando resultados positivos, não tenha receio de mudar, dê tempo ao tempo e aguarde porque todo trabalho gera um retorno, conhecimento nunca fica em vão para avançar no caminho.

No final da palestra alguns alunos fizeram perguntas como “qual caminho seguir após concluir a faculdade” ou “em qual área atuar profissionalmente”, sem querer desanimá-los ressaltei que nem sempre traçar (aparentemente) o “melhor caminho” pode proporcionar plena satisfação – primeiramente faça algo que lhe motive e resulte sentido para você.

“Mais importante que tentar visualizar o resultado, é analisar o processo”.

Vale destacar o que vem ocorrendo com frequência na sociedade por causa das inúmeras fontes que exaltam os acontecimentos positivos – o sucesso e seus estereótipos. Geralmente, se comentar que seguindo os “passos” tudo será maravilhoso. Não sou pessimista, mas saiba que nem sempre vai dar certo – prepare-se para o famoso contratempo, esteja disposto (por mais que seja difícil) para acontecimentos negativos. Nem sempre os planos terão resultado positivos porque há muitas variáveis no caminho que impactam no resultado; tenha os pés no chão e saiba que pode dar errado. Vale ressaltar que as experiências negativas nos ensinam muito e são complementares à nossa formação como estudante, profissional e em qualquer fase na vida.

-

A famosa frase “será que” também é um fantasma à maioria das pessoas. É comum nos questionarmos “se tivesse seguido o outro caminho?”, “talvez”, “deveria ter escutado”, “senti que...”, entre outras; pois bem, uma forma de “testar” é seguir um caminho, estando certo ou errado será à frente que vai saber se acertou na escolha, caso errar será com esse teste que saberá melhor se posicionar numa outra escolha. Portanto, siga um caminho porque se você não seguir alguém avançará e lá na frente você irá ter como base resultados de outras pessoas. Detalhe, se a pessoa tiver muito sucesso em seu lugar, pode ser que você se arrependa e/ou fique frustrado.

Mensurar se está no caminho certo é questão de saber o ponto que está – identificar sua fase. Aquela famosa história que “tudo é sorte” não é verdade; se você tem oportunidades, mas não capacidade, não conseguirá atender; se você tem capacidade, mas não oportunidade, também não conseguirá atender. O que é indicado fazer é equilibrar suas ações e traçar planos para identificar tanto seus pontos fortes, quanto fracos para assim saber o que aprimorar.

Continue sua trajetória, planeje constantemente, busque oportunidade, não tenha medo de errar e se prepare para acontecimentos positivos e negativos, saia da sua zona de conforto e supere desafios para continuar a vencer. Aparentemente ao escrever pontos assim parece que é fácil executar, mas saiba que havendo facilidade ou não ao desempenhar isso você será vencedor.

Por fim, percebi que mesmo sendo referência a cada dia se aprende mais, pois o verdadeiro líder ensina aqueles que o admiram e sabe que aprenderá constantemente com as pessoas. Ser referência é impactar e mudar a vida dos outros, é ter

a satisfação de saber que alguém te distingue pelo valor e ações, principalmente aquelas que melhoram a vida de muitos e buscam fazer mundo melhor.

Lembre-se das palavras do escritor César Souza, “Você é do tamanho dos seus sonhos".

Desejo sucesso no seu caminho!


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page